Olá! Sejam bem vindos!


De responsabilidade da empresa Gepóxi o blog foi criado para todos que desejam saber mais sobre técnicas de artesanato, montagem de bijouterias e principalmente sobre as utilizações da cola epóxi.


Esperamos também sua visita em nosso site. Conheçam nossas colas e peças para montagem de bijouterias!


http://www.gepoxi.com.br/

MSN:
vendasgepoxi@hotmail.com


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Saiba mais um pouco sobre a Epóxi!

Já explanamos bastante aqui em nosso Blog o que é cola epóxi e todas as suas aplicações, mas ainda surgem dúvidas de nossos clientes sobre o que é exatamente. Neste artigo iremos explicar mais sobre sua química.

Usos da Cola Epóxi e reação

No geral, as colas Epoxy são conhecidas pela sua adesão, resistência do produto químico, capacidade em altas temperaturas e propriedades mecânicas como excelente isolador elétrico. Elas podem ser usadas em diversas aplicações como Pinturas, revestimentos, adesivos, trabalho feito com ferramentas, compostos industriais, sistemas elétricos, aplicações marinhas e aeroespaciais.

Pinturas e revestimentos

Utilizada para pinturas e revestimentos em metais, a Epóxi age contra a corrosão de tubulações de aço e encaixes usados na indústria do óleo e gás. Para reforçar concreto, encanamentos de transmissão de água potável, etc. Ao secar rapidamente fornece um revestimento resistente aos raios UV, corrosão pela água, ou ferrugem. Os revestimentos da cola Epoxy são usados também para melhorar a adesão de pinturas automotrizes e marinhas nas superfícies do metal onde a resistência á oxidação é importante.

Adesivos

A Cola Epoxy faz parte principalmente da classe chamada “adesivos estruturais” (que inclui também poliuretano, acrílico, cianoacrilato, e outros quimícos.) A cola Epoxy pode ser desenvolvida para servir quase toda a aplicação. Mas são adesivos excepcionais para a madeira, o metal, o vidro, a pedra, e alguns plásticos. Podem ser feitos flexíveis ou rígidos, transparente ou opaco/colored, ajuste rápido ou ajuste extremamente lento. Os adesivos da cola Epoxy são os mais usados quando se trata de resistência ao calor, podendo suportar altas temperaturas.

Trabalho feito com ferramentas e compostos industriais

Os sistemas da cola Epoxy são usados também em aplicações industriais, como ferramenta para produzir moldes, modelos mestres, lamina, carcaças, dispositivos elétricos, e outros dae (dispositivo automático de entrada) de produção industrial. Este “trabalho feito com ferramentas plástico” substitui o metal, a madeira e outros materiais tradicionais e melhora geralmente a eficiência e abaixa o custo total ou encurta o lead-time para muitos processos industriais. As colas Epoxy são usadas também para produzir as peças reforçadas ou compostas de fibra.

Sistemas elétricos e eletrônica

Utilizada também na indústria de eletrônica, a cola epóxi são empregadas nos motores, nos geradores, nos transformadores, no switchgear, nas buchas, e nos isoladores. As resinas de cola Epoxy são isoladores elétricos excelentes e protegem componentes elétricos de curtos, de poeira e de umidade.

Consumidor e aplicações marinhas

As colas Epoxy são vendidas normalmente em lojas da ferragem, construção, distribuidoras, supermercados, armarinhos, mercearias, etc. E também em lojas de barco como resinas do reparo para aplicações marinhas. As colas Epoxy não são usadas tipicamente na camada exterior de um barco porque se deterioram pela exposição a UV luz. São usados frequentemente durante o reparo e o conjunto do barco, e recoberto então com pintura convencional ou two-part do poliuretano ou marinho-envernizam que fornecem a proteção UV.

Aplicações aeroespaciais

Na indústria de aeromodelismo, a epoxy é usada como um material de colagem. À exceção da madeira compensada que cobre as asas, tudo é colado com resina epoxy.

Limpeza das peças

Ao usar a resina epoxy, uma dica para se limpar os excessos é o vinagre, solvente eficaz e seguro. Pode se utilizar também acetona, mas o vinagre é muito melhor para a resina epoxy. Ambos os líquidos dissolverão a resina, mas se usado a acetona, pode ser que as peças fiquem esbranquiçadas. Isto não acontece com vinagre. Além de ser muito mais barato e mais seguro do que a acetona e não ser inflamável. Mas é bom lembrar que uma vez que curado o vinagre e a acetona já não surtirão mais efeito. O Vinagre branco pode até mesmo funcionar, mas apenas quando a peça está começando a se curar.

Para uma melhor cura no inverno, aqueça a peça à 50° e a 60° graus para uma fixação perfeita.

A cola epóxy sofre muito com a umidade do ar, portanto nunca se deve utiliza-la quando a umidade do ar for igual ou superior a 70%.

O ideal para se fazer colagens com colas a base de resina epoxy como é o caso da Gepóxi, seria dias em que a temperatura estiver acima do 25º.

Ao se utilizar este tipo de cola em temperaturas baixas a peça parece nunca secar, além de ficar esbranquiçada e pegajosa, perdendo suas características técnicas, eficiencia e resistência estrutural. Uma solução para lugares muito frios é o uso de estufas para secagem.

Um comentário: