Olá! Sejam bem vindos!


De responsabilidade da empresa Gepóxi o blog foi criado para todos que desejam saber mais sobre técnicas de artesanato, montagem de bijouterias e principalmente sobre as utilizações da cola epóxi.


Esperamos também sua visita em nosso site. Conheçam nossas colas e peças para montagem de bijouterias!


http://www.gepoxi.com.br/

MSN:
vendasgepoxi@hotmail.com


quarta-feira, 7 de julho de 2010

Como cuidar e conservar bijuterias

Hoje ensinaremos algo muito importante: como cuidar de suas peças. Esta dica vale para todos, tanto para fabricantes, como para os amantes das bijus.


Use-as, mas não abuse delas

Evite utilizar suas bijuterias na praia, pois o contato com a água salgada e a areia, loções e bronzeadores, certamente irão riscá-las. A água salgada tem um alto poder oxidante, que leva as bijuterias ao escurecimento. Na praia prefira as peças banhadas em latão;

É aconselhável que você retire suas bijuterias quando for tomar banho de chuveiro ou piscina, a fim de evitar o contato com produtos de limpeza, higiene pessoal e produtos químicos em geral que podem prejudicá-las;

Quando for usar cremes para as mãos ou no corpo, retire os anéis, pulseiras e colares;

Evite também utilizá-las nos serviços de jardinagem, pois o manuseio com a terra e adubos químicos poderá afetar a sua cor;

Tocar as peças, principalmente as partes em metal, com as mãos sujas ou muito suadas, pode oxidá-las.

Alguns serviços domésticos também podem comprometer a beleza de suas bijuterias. Serviços que utilizam produtos químicos e de limpeza devem ser evitados.


Limpeza e conservação

Folheados:

Se caso o folheado for danificado por algum dos casos acima, a alternativa pode ser lavar a peça com detergente neutro.

Opção 1 - Coloque o detergente diretamente na palma da mão com um pouco de água e esfregue toda a peça delicadamente. Depois enxágue-a muito bem, sem deixar nenhuma umidade ou resíduo. Deixe a peça secar totalmente em local ventilado.

Opção 2- Adicione em um recipiente 1 cm de água morna com detergente neutro. Coloque a peça e agite a água bem devagar. Deixar em repouso por 5 minutos e esfregue-a novamente com os dedos. Depois enxágue-a muito bem, sem deixar nenhuma umidade ou resíduo. Deixe a peça secar totalmente em local ventilado.

Bijuterias:

O mais indicado é usar uma flanela limpa, além dos produtos próprios para isso, você também pode usar um retalho limpo de malha de algodão. Limpe delicadamente as peças e, se possível, de modo individual. Cristais e pedras que fazem parte de um brinco, por exemplo, ganham novo brilho limpando desta maneira.

Bijuterias podem ser guardadas em pequenos tecidos de algodão para proteção das peças. Alguns materiais são frágeis (muranos, vidros, cristais etc.), e devem ser bem protegidos para que não risquem ou quebrem.

A melhor forma de guardar sua bijuteria é manter as peças separadas. O contato pode ocasionar riscos ou mesmo quebrar materiais mais sensíveis.

Evite acondicionar as peças como colares, brincos, pulseiras, todas juntas. Elas podem se embaraçar. Isso dificulta a separação das peças e pode causar rompimento, além de riscar possíveis pedras, cristais ou até mesmo os acrílicos e sintéticos.

Evite guardar suas bijuterias em qualquer lugar, como por exemplo, dentro da sua bolsa, em bolsos, no porta-luvas do carro etc. O atrito com outros objetos poderá danificar a peça.

Mesmo dentro do porta-joias é possível conservar melhor suas bijuterias, colocando as peças em saquinhos de tecido flanelados ou saquinhos plásticos (polipropileno). Isso também ajuda as peças a não se misturarem e ficarem emaranhadas.

Tenha cuidado ao guardar ou manipular suas peças. Se você guardar de qualquer maneira, poderá quebrar algum material mais frágil.

Colares, pulseiras e brincos longos podem perder o formato original e riscar se não forem guardados adequadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário